Central de Marcação: (71) 3409-8000

Durante a ação, foram realizados 100 testes rápidos de detecção da Hepatite C | Foto: Ascom – HSR

Em alusão ao Dia Mundial contra as Hepatites Virais, o Serviço de Hepatologia do HSR, em parceria com o Grupo Vontade de Viver, promoveu, na tarde do dia 28 de julho, uma ação educativa na recepção principal do São Rafael. Além de alertar o público sobre os tipos da doença, meios de transmissão, prevenção e o diagnóstico precoce – o que ajuda a minimizar os malefícios da doença, independente da forma de contaminação –, a atividade realizou 100 testes rápidos de detecção da Hepatite C. Destes, nenhum positivo! “A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre, principalmente, através de sangue contaminado.

É válido ressaltar que, de um modo geral, todo material partilhado, não devidamente esterilizado, pode ser um veículo de transmissão do vírus, incluindo lâmina de barbear, alicates, piercing, agulha para tatuagem, acupuntura, entre outros. A Hepatite C não se dissemina pela saliva, nem através dos alimentos”, esclarece Dr. André Lyra, médico hepatologista do HSR.

O Dia Mundial contra as Hepatites Virais também foi destaque na mídia local. Dr. André Lyra concedeu entrevistas para o canal CNT, para o quadro Alô Doutor, da TV Bandeirantes, e para Rádio Band News FM.