Central de Marcação: (71) 3409-8000

Profissionais e estudantes de Medicina, durante simulação realística no auditório do HSR      |      Foto: Divulgação Ascom – HSR

A tarde desta última quarta-feira (4), no 1º subsolo, foi bastante movimentada. O Hall, a Biblioteca e o Auditório Luigi Faroldi foram palcos do curso de simulação realística de atendimento agudo do Acidente Vascular Cerebral (AVC), atividade do pré-Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares e da XV Jornada de Neurologia da Bahia.
O curso ficou sob a responsabilidade da médica neurologista do HSR, Dra. Suzete Farias, que contou com a participação voluntária dos colaboradores Flávio Reis, da Dimed, Guma Guedes, da Ascom, e Pe. Bento Viana, capelão, que fizeram os papéis de pacientes, diga-se de passagem, muito bem por sinal. Cada um trazia uma história, permitindo que os cursistas avaliassem a doença por diferentes sintomas.

A simulação realística foi realizada em três estações, com casos clínicos distintos     |     Foto: Divulgação Ascom – HSR

Durante a simulação, nas três estações, era possível perceber o envolvimento de todos os participantes e o quão séria e importante era a atividade para o aprendizado de cada um. Após concluírem a simulação, as equipes se reuniram para avaliar o atendimento prestado, pontuando os pontos negativos e positivos, e, ao final, todos entenderam a importância de promover um atendimento rápido e eficiente para diminuir as chances de sequelas do AVC, doença que mata uma pessoa no mundo a cada 6 segundos.
Após o curso, aconteceu a 1ª Corrida Contra o AVC e o HSR, parceiro do evento, marcou presença. Representantes das gerências de Enfermagem, da Qualidade, da Diretoria Médica, entre outras áreas, participaram da corrida, cuja renda arrecadada será doada para a construção do Lar de Idosos, da Fundação Lar Harmonia.