Central de Marcação: (71) 3409-8000
Leitos individuais, todos com monitores multiparamétricos. Foto: Divulgação Ascom - HSR

Leitos individuais, todos com monitores multiparamétricos. Foto: Divulgação Ascom – HSR

Área de prescrição da equipe multidisciplinar | Foto: Divulgação Ascom – HSR

Colaboradores de diversas áreas do HSR compareceram à cerimônia de abertura da unidade  |  Foto: Divulgação Ascom – HSR

A bênção da nova unidade foi realizada pelo Capelão do HSR, Padre Bento Viana | Foto: Divulgação Ascom – HSR

O último dia 01 ficou marcado na história do HSR por mais uma importante conquista. Nessa data, iniciaram-se as atividades da mais nova área do hospital, a UTI II, voltada para pacientes Imunocomprometidos, ou seja, aqueles que estão com baixa imunidade devido ao estado de saúde ou por algum procedimento realizado. Dentre eles, estão aqueles submetidos a transplante de medula óssea, fígado, rim e transplantes duplos (fígado-rim), ou estão em processo de quimioterapia ou terapias oncológicas. A transferência dos pacientes aconteceu de forma harmônica e em tempo recorde, coroando o esforço de uma equipe multiprofissional, que vem trabalhando incansavelmente para tornar o HSR uma instituição de saúde cada vez melhor, mais segura e mais completa, agora com a UTI I – Clínica Cirúrgica, UTI II – Imunocomprometidos, UTI III – Neurológica e UCI – Unidade Cardiovascular Intensiva.

E como tradição, o novo espaço foi abençoado. Na manhã do dia 6 de novembro, a presidente do Monte Tabor, Laura Ziller, os diretores Alfredo Martini, Liliana Ronzoni e Marcello Ceotto, a gerente de Enfermagem, Lúcia Ferreira, e colaboradores das mais diversas áreas participaram da bênção das novas instalações realizada por Pe. Bento Viana. Antes, D. Laura, em tom de gratidão, falou dos avanços alcançados mesmo diante dos obstáculos e agradeceu o apoio de todos. Na sequência, a gerente de RH, Vanessa Santiago, esteve ali também no papel de acompanhante de paciente e deu seu testemunho do serviço, ratificando a excelência do atendimento, principalmente no quesito acolhimento. Na oportunidade, Vanessa leu uma mensagem escrita por seu esposo, Carlisson Rosa de Lima, que agradecia a todos pelos cuidados recebidos.

Antes da abertura da nova unidade, a Gerência de Recursos Humanos, em parceria com a Diretoria Médica e a coordenação da UTI, realizou, nos dias 23 e 24 de outubro, no Auditório São Lázaro, encontros de integração com os profissionais do serviço. Durante as atividades, os participantes trocaram experiências, compartilharam suas responsabilidades e deram contribuições para o melhor funcionamento do serviço nas novas instalações. Foram momentos de grande aprendizado e crescimento institucional. Por meio da fala de representantes de cada área (Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Laboratório, SCIH, Enfermagem e Medicina) ficou claro que a equipe multidisciplinar está atenta para buscar oportunidades de melhorias e implementação de boas práticas para oferecer ao hóspede uma assistência cada vez melhor e mais segura. A integração foi finalizada com um vídeo do fundador do Monte Tabor, Don Luigi Verzé, no qual ele afirmava que o São Rafael pertence a cada um dos que aqui colaboram e dedicam suas vidas.

A nova UTI II conta com 17 leitos em quartos individuais, monitores multiparamétricos com monitorização de gasto calórico, eletroencefalograma contínuo, cama balança, além da monitorização normal de uma UTI padrão. Conta também com ventiladores mecânicos de alta qualidade, tratamento dialítico completo, plasmaferese, entre outros equipamentos que permitem o excelente suporte avançado de vida. Há também o uso de tecnologia em laboratório de bacteriologia, que permite o diagnóstico precoce de infecções, além de uma estrutura de filtragem de água, de ar e pressão positiva que favorecem a segurança dos pacientes imunocomprometidos.