A campanha aconteceu nas áreas administrativas e assistenciais do Hospital São Rafael | Foto: Divulgação Ascom – HSR

O Dia D da campanha nacional de vacinação contra a Influenza, em Salvador, aconteceu no último sábado (12). Mas, aqui no HSR, as mobilizações de conscientização e prevenção contra Influenza A e B começaram bem antes. Desde o mês de abril, a Saúde Ocupacional começou a disponibilizar a vacina para os profissionais da assistência, ação que foi ampliada, a partir de 3 de maio, para os colaboradores administrativos. Já o nosso Dia D foi em 9 de maio. Nesta data, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, juntamente com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), realizou uma mobilização itinerante pelos diversos setores do hospital, para orientar os colaboradores, pacientes e visitantes sobre a imunização e medidas preventivas, visto a sazonalidade e aumento do número de casos na Bahia. Para isso, o Núcleo de Vigilância e o SCIH contaram com a participação fundamental dos cipistas, que, na ocasião, foram multiplicadores nas áreas assistenciais, transmitindo orientações aos profissionais da assistência sobre a importância de não trabalhar gripado, de não permitir visitas de familiares ou visitantes gripados a pacientes internados, bem como a importância de procurar assistência médica em casos do surgimento dos sintomas da gripe.

Além de orientações sobre a Gripe, foram distribuídos materiais informativos e álcool-gel. | Foto: Divulgação Ascom – HSR

“Foi um dia muito produtivo, visitamos todas as áreas assistenciais e de apoio do HSR, além de áreas administrativas. A ação preventiva para Influenza, neste período do ano, é de grande importância para estimular a vacinação de todos os colaboradores, além de divulgar medidas de precaução, como a higiene de mãos”, pontuou Dra. Silviana Ultchak, médica do SCIH.

Além das informações fornecidas durante a ação, o grupo distribuiu folders com orientações sobre a Influenza e álcool em gel 70%, para os colaboradores da assistência.