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Muitas pessoas me perguntam “qual a melhor postura para trabalhar?”.

A quantidade de artigos que pode dar um bom embasamento para esse tipo de questionamento é bem ampla, mas existe uma resposta, digamos “genérica”, que por vezes ouvimos dos palestrantes e professores, não é exatamente um conceito, mas que na prática resume bem o que cada trabalhador pode fazer sob a ótica dos hábitos laborais. A frase é: “a melhor postura para se trabalhar é aquela que você acabou de mudar”. Em outras palavras, quanto mais rica for a mudança postural necessária para executar suas tarefas, melhor.  Assim, organizar o trabalho de modo que, constantemente, possa levantar, caminhar, voltar a sentar e assim continuamente mudar a posição do corpo é uma estratégia das mais eficazes. Costumo dizer que, “melhor uma tarefa com liberdade para mudança postural do que uma cadeira superergonômica projetada pela NASA”.

Assim, ao longo do dia, se você trabalha sentado, procure levantar constantemente. Se você trabalha em pé, busque fazer pequenos deslocamentos e sempre que possível faça breves intervalos sentado, dessa forma os músculos serão constantemente nutridos e evitamos assim os efeitos desconfortáveis da respiração celular anaeróbica, que, por vezes, nossos músculos precisam executar para manter o metabolismo celular. Associado a isso é indispensável uma boa ingestão alimentar e, claro, beber bastante líquido, além dos hábitos de atividade física adequada e orientada. Seu corpo agradece!

Por Iury Cabral /ergonomista da Saúde do Trabalhador