Em parceria com o Centro de Especialidades em Saúde (CESA) / UNINGÁ, o Hospital São Rafael concluiu a formação da primeira turma do Curso de especialização Lato Sensu em Od​ontolo​gia Hos​pitalar​​, com ênfase em Laserterapia. Ao longo do curso, que teve duração de 18 meses, os estudantes compreenderam a importância da presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar, inserido numa equipe multidisciplinar nas diversas especialidades da Medicina, e sua contribuição para minimizar o risco de infecções, reduzir o uso de nutrição enteral e parenteral, diminuir a quantidade do uso de antibióticos e/ou outros medicamentos e o tempo de internamento, consequentemente promovendo melhor qualidade de vida ao paciente.

Para a coordenadora do curso, Isa Barboza, a especialização vem atender a crescente demanda do mercado, qualificando os cirurgiões-dentistas para realizarem procedimentos odontológicos em pacientes no âmbito hospitalar. “Tenho a certeza que nenhum curso é por si mesmo tão perfeito que não necessite de aprimoramento, nem tão imperfeito que não possa ser melhorado. Por isso, sinto-me gratificada por concluirmos essa especialização com alunas dedicadas, com alto padrão de respeito e envolvidas na busca do conhecimento da Odontologia Hospitalar, nova área de atuação da Odontologia brasileira”, pontuou Isa, fazendo questão de registrar seu agradecimento a todos que contribuíram para que o curso fosse concluído:

“Agradeço de coração aos pacientes – nossos verdadeiros Mestres –, a parceria sempre da admirada colega e professora Aparecida Marques, em todos os momentos da coordenação do curso, somando-se  a Viviane Popi (CESA), Litza Gusmão (HSR), em uma coordenação harmônica e a todos os professores que enriqueceram nosso curso com seus saberes, vivências e disponibilidade: Dr. Guilherme Garcia, Dr. Marco Aurélio Salvino, Dr. Diego Nunes, Dr. João Garcez Filho, Dr. Ulisses  Ancelmo, Dr. Erenaldo Rodrigues Junior, Dr. Antonio Pinheiro, Antônio Júlio Nascimento, as cirurgiãs-dentistas Tânia Lucia Carvalho e Sarah  Damaceno, enfermeiras Marlize Brandão e Cidicleide Improta, psicóloga Carolina Couto, nutricionista Luciana Araújo, fonoaudiólogas Gabriela Lima, Vanessa Adorno e Milena Neves, fisioterapeuta Graziela Paulino e a pedagoga Jucilene Queiroz. Também agradeço ao Marketing do HSR, por todo apoio na divulgação e cobertura do curso, a Ana Rafael, assistente de Saúde Bucal do HSR, e os demais não citados aqui.”