Central de Marcação: (71) 3409-8000

 

D. Luigi Verzé seu escritório.

Da pequena Illasi para o mundo

Luigi Maria Verzé nasceu no dia 14 de março de 1920, na pequena Illasi, cidade da região do Veneto, província de Verona, norte da Itália. Filho de Emílio Verzé e Lucilla Bozzi, saiu de casa aos 12 anos de idade para ingressar no seminário. Ainda jovem manifestou preocupação com os problemas sociais, os quais resolveu dedicar a sua própria existência, fundando diversas obras na Itália e no mundo.

Formação em Filosofia

D. Luigi Verzé concluiu o ensino médio em 1939. Posteriormente ingressou na Universidade Católica de Milão para estudar Letras e Filosofia, onde formou-se três anos depois com a tese de láurea em filosofia: “Cristo, o verdadeiro reformador social”. A obra faz refletir sobre o pensamento de D. Luigi – “O corpo social é o corpo de Cristo”, e redescobrir prodigiosa atualidade da pregação de um dos mais importantes padres da Igreja: San Giovanni Crisostomo. O livro foi reeditado em 2009 pela Editora San Raffaele.

Sacerdote aos 28 anos

D. Luigi ordenou-se sacerdote da Obra Don Calabria, em Verona, e celebrou a sua primeira missa em Illasi (VR), em 23 de março de 1948.

D. Luigi, com seus pais, indo celebrar sua 1ª missa

D. Luigi, com seus pais, indo celebrar sua 1ª missa

Cardeal Ildelfonso Schuster

D. Ildefonso Schuster era o Cardeal de Milão em 1950 e um dos grandes incentivadores da Obra Monte Tabor. Foi ele quem deu a D. Luigi, em 1950, a missão de construir um hospital cristão. Em 1958, foi fundado o Centro de Assistência Hospitaleira São Romanello. Dois anos depois, mais precisamente no dia 5 de julho de 1960, D. Luigi Verzé apresentou ao Cardeal Montini (que mais tarde se tornaria o Papa Pio VI) o projeto do Hospital San Raffaele de Milão, que teve a pedra fundamental lançada em 1969.

Beato italiano da província de Verona, D. Giovanni Calabria foi um dos grandes mestres de D. Luigi e estimulador da Obra San Raffaele. Ele dedicou sua vida exclusivamente a Deus e aos jovens. Ficou conhecido no mundo por causa da fé que possuía na Providência Divina ao cuidar daqueles que mais precisavam.

D. Luigi observando as obras da construção do Hospital São Rafael, em 1988.

Um sonho que se tornou realidade

D. Luigi sonhou em fundar um hospital de referência para atendimento à população, principalmente a mais carente, com alto padrão técnico e dentro de moderna administração hospitalar. O sonho começou a se tornar realidade em 6 de agosto de 1974, quando foi realizada a festa da Transfiguração do Senhor e a constituição da Associação Monte Tabor Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, em Salvador/Bahia/Brasil, entidade brasileira, sem fins lucrativos, mantenedora do Hospital São Rafael, que abriu as portas em 1990, compartilhando e aplicando os ideais de D. Luigi M. Verzè e o mandato do Evangelho “Ide, Ensinai e Curai”.