Central de Marcação: (71) 3409-8000

Ensino

Residência Médica

Desenvolvida sob a forma de curso de especialização, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação voltada para médicos, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional. O Hospital São Rafael (HSR) oferece, atualmente, 22 Programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e pelo Ministério da Educação (MEC) com um total de 61 vagas ofertadas anualmente para novos médicos residentes, distribuídas nas diversas especialidades, que são preenchidas por meio de processo seletivo unificado CEREM/ Bahia. Os PRM são realizados em período integral, sendo desenvolvidos no próprio HSR e em outras unidades do Monte Tabor CIBPS.

Conheça os nossos programas:

  • Anestesiologia
  • Cancerologia
  • Cardiologia
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Plástica
  • Clínica Médica
  • Coloproctologia
  • Endoscopia
  • Gastroenterologia
  • Mastologia
  • Medicina Intensiva
  • Medicina Nuclear
  • Nefrologia
  • Neurologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Pediatria
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  • Radioterapia
  • Urologia
  • UTI Pediátrica

Programas de Residência Médica

PRM de acesso direto

PRMNº DE VAGAS PARA R1DURAÇÃO
Anestesiologia53 anos
Cirurgia Geral *42 anos
Clínica Médica62 anos
Medicina Nuclear *13 anos
Neurologia43 anos
Ortopedia e Traumatologia43 anos
Pediatria ***82 anos
Radiologia e Diagnóstico por Imagem33 anos
Radioterapia13 anos

* Não serão oferecidas vagas para o primeiro ano em 2017

*** Serão ofertas 4 vagas para o primeiro ano em 2017

Programa de Residência Médica com pré-requisito em Clínica Médica

PRMNº DE VAGAS PARA R1DURAÇÃO
Cancerologia Clínica23 anos
Cardiologia42 anos
Gastroenterologia42 anos
Nefrologia32 anos

Programa de Residência Médica com pré-requisito em Clínica Médica ou Cirurgia Geral

PRMNº DE VAGAS PARA R1DURAÇÃO
Endoscopia12 anos

Programa de Residência Médica com pré-requisito em Cirurgia Geral

PRMNº DE VAGAS PARA R1DURAÇÃO
Cirurgia Plástica23 anos
Coloproctologia12 anos
Urologia23 anos

Programa de Residência Médica com pré-requisito em Obstetrícia e Ginecologia ou Cirurgia Geral

PRMNº DE VAGAS PARA R1DURAÇÃO
Mastologia **22 anos

** Será oferecida apenas uma vaga para o primeiro ano em 2017

Treinamento e Qualificação

Escola Técnica de Enfermagem São Rafael

Baseada nos princípios cristãos institucionais, estabelecidos por D. Luigi M. Verzé, fundador do Monte Tabor  – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, a Escola Técnica do Hospital São  Rafael oferece, há mais de 20 anos, curso de formação técnica em Enfermagem, cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, voltados ao aprimoramento do estudante como pessoa humana e ao desenvolvimento das aptidões para a vida produtiva e social,  de forma a atender às  várias  demandas deste importante segmento profissional de saúde.

Fundada em 1989, a escola tem como diferenciais, o acolhimento ao estudante, o acompanhamento individual e a busca de suas potencialidades. O curso promove um clima de solidariedade e de responsabilidade, estimulando competências que preparem o profissional para prestar uma assistência segura e de excelência. Aspectos cognitivos, técnicos e humanitários compõem o arco de formação do estudante, plenamente identificado com o “cuidar”.

A escola, vinculada ao Monte Tabor – CIBPS, traduz a qualidade na preparação dos futuros técnicos em enfermagem, na prestação dos serviços à saúde da população, fundamentada nos princípios que norteiam as ações da educação profissional e da assistência à saúde.

Cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento

A aquisição de conhecimento é sempre importante e agrega valores à carreira. Por isso, o Hospital São Rafael oferece ao longo do ano cursos de qualificação e de aperfeiçoamento destinados aos públicos interno e externo, com formação de nível médio ou superior. Esses cursos têm como objetivo aprimorar as habilidades específicas, permitindo aos profissionais uma complementação técnica e teórica por meio de “cursos livres” em diversas áreas de atuação.

Cursos já realizados pelo HSR:

  • Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados e Procedimentos de Enfermagem em Emergência
  • Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados e Procedimentos de Enfermagem em UTI
  • Curso de Aperfeiçoamento em Enfermagem Médica e Cirúrgica
  • Curso de Atualização em Terapia Nutricional
  • Curso de Capacitação em Odontologia Hospitalar com Ênfase em Laserterapia
  • Curso de Capacitação em Saúde Baseada em Evidências (ministrado pelo Hospital Sírio Libanês)
  • Curso de Qualificação Profissional de Nível Superior em Fisioterapia nas Unidades Críticas
  • Curso de Qualificação Profissional de Nível Superior em Fisioterapia em Áreas Especializadas
  • Curso de Qualificação Profissional para Enfermeiros

Centro de Treinamento Internacional da AHA – American Heart Association

A AHA – American Heart Association (Associação Americana do Coração) é uma Organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que tem como finalidade contribuir, por meio de ações preventivas, com a redução de lesões e mortes causadas por doenças cardíacas e derrames. A AHA é uma instituição defensora da boa saúde que estimula a prática de comportamentos positivos, hábitos alimentares nutritivos e estilos de vida saudáveis. A AHA também financia a pesquisa de ponta e programas de educação profissional.

O Hospital São Rafael é credenciado junto à AHA, como Centro de Treinamento Internacional, desde 03/10/2012, sendo habilitado a ofertar cursos de BLS – Basic Life Support e ACLS – Advanced Cardiac Life Support, cujo calendário é divulgado anualmente, no portal e nas mídias sociais do HSR.

A AHA publica normas relacionadas a suporte básico e avançado de vida, incluindo aquelas que definem as condutas corretas para a execução de reanimação cardiopulmonar. A associação, que oferece a uma das mais importantes certificações para suporte básico de vida,  se reúne a cada cinco anos para discutir ou modificar os protocolos de SBV e SAV.

Eventos Científicos

O Hospital São Rafael tornou-se ao longo dos anos um importante centro científico, responsável pela realização de  uma série de eventos (Congressos, Encontros, Seminários, Mesas-redondas, Simpósios, Fóruns, Conferências, entre outros), nas mais diversas áreas de atuação (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Odontologia, Qualidade etc), que propiciam a profissionais e estudantes dessas áreas oportunidades para troca de experiências e aquisição de conhecimento. Para isso, conta com as estruturas dos auditórios Luigi Faroldi (220 lugares) e São Lázaro (70 lugares), além de um mini-auditório para realização de atividades de pequeno porte, como reuniões e aulas.

Últimos eventos científicos realizados no HSR:

  • Fórum da Qualidade e Segurança do Paciente
  • Simpósio de Psicologia Hospitalar
  • Simpósio de Enfermagem
  • Mostra de Trabalhos da Segurança e Qualidade
  • Fórum Multiprofissional Sobre Suicídio

Biblioteca

O Centro de Documentação Científica Prof. Trípoli Gaudenzi, no Hospital São Rafael, possui uma biblioteca estruturada para o acesso às principais bases de dados da área de saúde. Para isso, conta com terminais de computadores conectados a UpToDate® e ClinicalKey.

UpToDate® é uma base de dados construída por médicos que funciona como recurso de apoio à decisão clínica baseada em evidências. A ferramenta é utilizada por clínicos, que confiam na base de informações para tomar as decisões certas no ponto de atendimento. Esta base inclui acesso a mais de 10 mil temas em mais de 22 especialidades e mais de seis mil autores de renomes mundiais. O UpToDate® é utilizado por médicos, editores e revisores que usam um processo editorial rigoroso para sintetizar as informações médicas mais recentes em recomendações confiáveis, baseadas em evidências que são comprovados para melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente. Mais de um milhão médicos, em 174 países, e quase 90% dos centros médicos acadêmicos nos EUA contam com UpToDate. Além disso, mais de 60 estudos de pesquisa confirmam a ampla utilização do UpToDate e que, com o seu uso, houve melhora  no atendimento ao paciente e no desempenho do hospital, incluindo a redução do tempo de permanência, complicações adversas e mortalidade dos pacientes. Além do UpToDate®, o Hospital São Rafael também disponibiliza o acesso ao ClinicalKey que possui informação rápida, atualizada e abrangente para a melhor tomada de decisão clínica.

O ClinicalKey é um sistema avançado de busca com filtragem do conteúdo clínico por meio de subcategorias relevantes: tipo de estudo, data, especialidade, tipo de conteúdo. Mais de mil e-books, 600 periódicos, 2.800 monografias sobre drogas, 17 mil vídeos de procedimentos, dois milhões de imagens para download e muito mais. O ClinicalKey permite acesso à informação para atendimento à beira do leito sobre mais de 1.400 páginas com tópicos que oferecem acesso rápido a esse tipo de conteúdo, incluindo fatores de risco, tratamentos, Guidelines, Procedures Consult de educação ao paciente, MEDLINE indexado por completo, ensaios clínicos e muito mais. Tanto o UpToDate quanto o ClinicalKey foram adaptados para dispositivos móveis,  permitindo ao usuário encontrar o conteúdo clínico quando e onde for preciso.

Atualmente o HSR conta com o apoio profissional de um bibliotecário referência em Ciências da Saúde, oferecendo aos seus usuários serviços de pesquisa bibliográfica e de artigos, disseminação seletiva da informação, orientação ao uso de fontes de informação científica e o processo de comunicação científica.

A biblioteca também possui um sistema de cooperação de comutação bibliográfica que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se periódicos técnico-científicos, teses e dissertações, anais de congressos nacionais e internacionais, relatórios técnicos e partes de documentos (capítulos de livros).