cafe_cientifico_02A Associação Brasileira de Estomaterapia – Estomias (Sobest), em parceria com instituições de saúde, está realizando, ao longo deste mês, a campanha “Mude de Lado e Evite a Pressão”. As ações, realizadas em diversas partes do país, inclusive no HSR, fazem parte de um movimento internacional, que tem como data principal 19 de novembro: o Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão.

O Hospital São Rafael fez parte da programação dessa campanha e realizou, no dia 10 de novembro, um encontro para abordar a conscientização sobre as lesões por pressão, muito comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição. A temática foi trabalhada de forma dinâmica e interativa. Logo no café de recepção, a enfermeira Amanda Miranda, caracterizada com uma fantasia utilizada para explorar os locais prevalentes de lesão por pressão, interagiu com o público e exercitou o conhecimento do tema.

O ciclo de palestra foi aberto pela estomaterapeuta Andressa Guimarães, que apresentou o novo consenso da National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) 2016 sobre lesão por pressão e, ainda, o de lesão por fricção. Na sequência, a subgerente de Enfermagem do HSR, Patrícia Greco, coordenou uma mesa interativa, composta pelas estomaterapeutas presentes, que, além de discutir casos clínicos com a plateia, exercitou todo o conhecimento teórico aplicado à prática. “O HSR trabalha focado na prevenção da lesão por pressão, tendo seus resultados medidos mensalmente, os quais estão abaixo dos referenciados pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). Esta é uma conquista de um trabalho multidisciplinar, que tem sua prática assistencial embasada cientificamente, desenvolvendo com segurança as barreiras de prevenção, e o maior beneficiado é o nosso paciente”, disse a estomaterapeuta Patrícia Greco.

Ainda, neste evento, foi lançada a campanha “Eu mereço um Estomateraputa”, que visa divulgar a especialidade e buscar atingir o maior número de profissionais especializados atuando junto a pacientes com feridas, estomas e incontinências. A gerente de enfermagem do HSR, Lúcia Ferreira, participou do lançamento e vestiu a camisa em prol da campanha.