Neurologia

Neurologia é a especialidade médica que trata das doenças do cérebro, da medula espinal e dos nervos periféricos. As principais doenças são: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Epilepsias, Cefaleias, Demências ex Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, tremores e transtornos do movimento, Distúrbios do nível de consciência e do sono, Dor Transtornos da marcha e do equilíbrio, Perda rápida da visão e/ou da audição, Retardo Mental, Encefalites, Meningites,Neuropatias periféricas, Miastenia Gravis, Doença dos Músculos, Esclerose Múltipla e complicações neurológicas do câncer, das infecções e das doenças sistêmicas.

Procedimentos e Exames:

  • Consultas médicas e visitas hospitalares em Neurologia Clínica e Neuropediatria.
  • Bloqueio neuromuscular com Toxina Botulínica para diversas doenças neurológicas:
  1. Espasmo hemifacial: piscamento involuntário de um dos olhos com ou sem repuxamento da hemiface do mesmo lado.
  2. Blefaroespasmo: fechamento involuntário de ambos os olhos, especialmente em ambientes de alta luminosidade, durante a condução de veículos, leitura ou enquanto assiste TV, por exemplo.
  3. Distonia cervical: contrações involuntárias da musculatura cervical com modificação da posição da cabeça que pode estar associado à ocorrência de dor nesta região.
  4. Distonia tarefa específica tipo câimbra do escrivão: dificuldade específica para a escrita e que pode progredir também para a utilização de outros pequenos utensílios como talheres, escova de dentes, barbeador; músicos também podem desenvolver dificuldade para tocar instrumentos musicais, condição conhecida como câimbra do músico.
  5. Espasticidade disfuncional pós-lesões do sistema nervoso central (cérebro ou medula) caracterizado por enrijecimento muscular com dificuldade adicional para limpeza de axilas, limpeza das mãos, corte de unhas, troca de fraldas; dificuldade adicional para caminhar; maior dificuldade para transferência, posicionamento de órtese e realização de fisioterapia.
  6. Hiperidrose localizada: suor excessivo em axilas, palmas das mãos e/ou plantas dos pés não relacionados à temperatura externa ou ansiedade.
  7. Sialorreia: salivação excessiva, refratária a outras medidas consagradas para o tratamento desta condição e que ofereça risco aumentado para broncoaspiração.
  8. Enxaqueca crônica: pacientes com histórico de dor de cabeça tipo enxaqueca com mais de 15 dias de dor por mês, há pelo menos três meses, e que seja refratária a outras medidas consagradas para o tratamento desta condição.
  • Imunoterapia com imunoglobulina humana para tratamento de doenças neurológicas autoimunes:
  1. Polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica: doença que acomete os nervos periféricos motores e/ou sensitivos caracterizada por fraqueza progressiva (dificuldade para caminhar, subir ou descer escadas, subir ladeiras, levantar-se de uma cadeira) que pode estar associado à ocorrência de câimbras e queixas sensitivas como formigamento, dor em queimação ou choques nos pés e/ou mãos.
  2. Miastenia gravis: doença que acomete a junção neuromuscular caracterizada por fraqueza flutuante (geralmente pior ao final do dia) com queda das pálpebras (ptose), visão dupla (diplopia), engasgos (disfagia), voz anasalada (disfonia) e/ou fraqueza generalizada que pode até acometer musculatura respiratória.
  3. Neuropatia motora multifocal: doença que acomete quase que exclusivamente nervos periféricos motores com fraqueza e atrofia assimétricas e progressivas, especialmente em mãos.

 

Responsável: Dr. Aroldo Bacellar

Responsável: Dr. Aroldo Bacellar