Central de Marcação: (71) 3409-8000

Nova Unidade de Emergência Adulto: mais conforto e maior capacidade de atendimento

Fachada da nova Unidade de Emergência Adulto do HSR | Foto: Divulgação – Ascom HSR

Fachada da nova Unidade de Emergência Adulto do HSR | Foto: Divulgação – Ascom HSR

 

A nossa nova Unidade de Emergência Adulto iniciou as atividades no último dia 04 de setembro, totalmente reformada e com capacidade de atendimento dobrada. Além da ampliação na infraestrutura, a unidade recebeu novos equipamentos e mobiliário e ainda passou por uma readequação de fluxo, visando maior agilidade na assistência e melhor acolhimento dos nossos pacientes e acompanhantes.

 

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

Sala de medicação | Foto: Divulgação – Ascom HSR

Sala de medicação | Foto: Divulgação – Ascom HSR

A nova unidade tem capacidade para atender até 300 pacientes ao dia, com tranquilidade e conforto, enquanto a média anterior era de cerca de 140 atendimentos diários. Isso será possível devido à ampliação do número de consultórios de cinco para nove e da instalação de um moderno núcleo de assistência ortopédica, com salas intercambiáveis, além de quatro ambientes de recepção e espera para pacientes e acompanhantes, organizados separadamente, visando contemplar as necessidades específicas dos pacientes, à medida que avançam nas etapas da linha do cuidado.

 

 

 

Sala de medicação | Foto: Divulgação – Ascom HSR

Sala de reavaliação | Foto: Divulgação – Ascom HSR

Outro benefício é que a nova estrutura permitiu a ampliação do número de poltronas para medicação que passaram de 12 para 18 unidades, podendo chegar até 24, permitindo o atendimento simultâneo de um número maior de pacientes, sem prejuízo no tempo de espera. Esta unidade contempla ainda uma sala exclusiva para o paciente em reavaliação, enquanto aguarda o resultado de seus exames. Inovações que representarão ganhos para o paciente, em termos de conforto, acolhimento e humanização durante todo o processo de atendimento. A agilidade e a priorização dos pacientes graves e referenciados, conduzidos por serviços de ambulância foi um dos fatores determinantes na concepção do projeto da nova UEA, que conta com uma ala específica e acesso diferenciado para esse tipo de público. Ao todo, são cinco leitos estruturados para a estabilização rápida e seguimento de protocolos, pois, a depender do quadro do paciente, o tempo é crucial para evitar sequelas, a exemplo dos acidentes vasculares cerebrais, os infartos agudos do miocárdio, dentre outros, e, por isso, a criação de protocolos específicos para esse tipo de cuidado faz toda a diferença.

 

 A recepção da nova unidade ganhou mais guichês de atendimento | Foto: Divulgação – Ascom HSR

A recepção da nova unidade ganhou mais guichês de atendimento | Foto: Divulgação – Ascom HSR

 

AGILIDADE E ACOLHIMENTO

Planejada para atender confortavelmente a atual demanda, mas já vislumbrando o crescimento da população da região, a Emergência Adulto passou também por uma ampliação no número de guichês da recepção, o que permitirá o atendimento de até 50 pacientes por hora. Nossa UEA é uma unidade complexa, que dispõe de recursos humanos e tecnológicos necessários para atingir as metas no cuidado dos pacientes com doenças agudas ou crônicas. Com essa nova estrutura, é possível prestar esse tipo de atendimento com mais agilidade e com o acolhimento que o paciente e seu familiar precisam, nesses momentos que, por si só, já causam apreensão e fragilidade. Funcionamos em regime de plantão de 24h, com médicos clínicos de diferentes especialidades, cirurgiões e ortopedistas, além do time de especialistas de sobreaviso, acionados de acordo com a necessidade. Das 7 da manhã às 19h, contamos com um neurologista no local e todo suporte da UTI Neurológica, inaugurada em 2016.