Central de Marcação: (71) 3409-8000

Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea

O Serviço de Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital São Rafael visa oferecer à sociedade o mais moderno conceito de atendimento aos pacientes portadores de doenças onco-hematológicas. Com uma equipe multidisciplinar especializada e unidades hematológicas avançadas no cuidado ao paciente imunossuprimido, os pacientes onco-hematológicos e seus familiares podem receber, em um único local e de forma integrada, todo o tratamento relacionado a patologias tão complexas como leucemias, mielomas, linfomas, mielodisplasias, entre outras. A maior parte das doenças onco-hematológicas tem o TMO como parte do tratamento. Na visão atual da Hematologia moderna, não mais se dissocia os centros onco-hematológicos, dos centros de TMO. Ambos têm de estar alinhados e em plena sintonia.

Centro especializado nas seguintes patologias

  • Leucemias Agudas.
  • Leucemias Crônicas.
  • Mieloma Múltiplo.
  • Síndromes Mielodisplásicas.

 

 

Tratamentos principais

UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA – Com quartos isolados e ar filtrado, para combater as infecções, a unidade realiza transplantes autólogos, quando a medula utilizada é a do próprio paciente; alogênicos, proveniente de irmãos 100% compatíveis; e haploidênticos, modalidade moderna, onde o transplante é possível com doadores 50% compatíveis (pais, irmãos ou filhos).

UNIDADE DE CUIDADOS AOS PACIENTES IMUNOSSUPRIMIDOS – Com quartos isolados e com ar filtrado, prevenindo infecções em pacientes imunossuprimidos, a unidade permite o cuidado altamente especializado em leucemias agudas, desde seu diagnóstico a situações mais graves ou delicadas no tratamento de linfomas e mielomas, entre outras doenças hematológicas.

AMBULATÓRIO E CENTRO DE INFUSÃO DE QUIMIOTERÁPICOS E IMUNOBIOLÓGICOSConsultas médicas e multidisciplinares, aplicação de quimioterápicos em quartos individuais (quando necessário, em quartos com isolamento), aplicação de imunobiológicos, coletas de exames de medula óssea e líquor.

AMBULATÓRIO DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA – Avaliações clínicas e multiprofissionais por equipe especializada, de casos que possam necessitar de TMO autólogo ou alogênico, e acompanhamento dos pacientes antes e após a realização do TMO. Durante o processo de TMO propriamente dito, o paciente permanece na unidade de internamento TMO.

Responsável: Dr. Marco Aurélio Salvino

Responsável: Dr. Marco Aurélio Salvino