Central de Marcação: (71) 3409-8000

Tecnologias Médicas

Quando o assunto é tecnologia, o Hospital São Rafael está sempre na vanguarda, buscando oferecer a seus pacientes uma assistência com o que há de mais moderno no quesito equipamentos médico-hospitalares. Por isso, em 2014, o HSR saiu na frente mais uma vez, sendo, o único hospital em todo o Brasil a utilizar o equipamento de RADIOTERAPIA INTRAOPERATÓRIA – INTRABEAM, que permite mulheres com câncer de mama, em estágio inicial, fazerem radioterapia no mesmo instante da cirurgia de retirada do tumor. Esse equipamento representa um avanço na medicina, não apenas por reduzir os efeitos colaterais da radioterapia convencional, mas, sobretudo, por substituir um tratamento de seis semanas de duração por uma aplicação em dose única.

Ainda em 2014, o Laboratório de Análises Clínicas do HSR adquiriu uma tecnologia inovadora na área de Microbiologia, o MALDI-TOF, equipamento que utiliza a metodologia de espectrometria de massa (MALDI-TOF MS), anteriormente utilizada apenas em laboratório de pesquisa, para agilizar a emissão de laudos microbiológicos e permitir a identificação precoce de microrganismos clinicamente relevantes (bactérias e fungos), em até dois minutos após isolamento.

E o pioneirismo sempre foi uma marca do HSR, o primeiro hospital brasileiro a oferecer terapias como a LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA e um dos primeiros a instalar equipamentos de alta tecnologia, como ACELERADOR LINEAR, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA e TOMÓGRAFO COMPUTADORIZADO. No Nordeste, foi o primeiro a adquirir o PET/CT, para o diagnóstico precoce do câncer. Na Bahia, foi o Hospital São Rafael que iniciou o tratamento a laser para tumores da próstata, por meio da aquisição do GREEN LIGHT HPS.